5 FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA TURBINAR SEU NEGÓCIO - Unida Contabilidade
12451 Visitantes
Área do cliente | 11 2233-0602 | 11 2233-0604 | 11 981.371.852

5 FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA TURBINAR SEU NEGÓCIO

Olá pessoal!

hoje vamos falar sobre gestão para turbinar seu negócio. Sabemos de longa data que o caminho do empreendedorismo é árduo, cheio de altos e baixos e o empresário não dispõe de muitos recursos financeiros disponíveis para investir em gestão.
Fazer gestão para turbinar seu negócio  demanda orientações de quem já passou pelo caminho empresarial.

A  grande maioria das pessoas que desejam saber como ter uma empresa de sucesso mas acaba deixando muitas das ideias no papel por medo dos desafios do empreendedorismo e de um eventual fracasso.

Para concretizar o sonho de abrir uma empresa é preciso ter planejamento e organização, além de estar atento a todas as questões burocráticas, como cadastros, registros, contratos e impostos.

Se você deseja saber como criar e desenvolver uma empresa de sucesso saiba que  ferramentas de gestão para turbinar seu negocio podem ser gratuitas ou tendo um preço bem acessível e que oferecem  resultados excelentes.

Agora você verá  abaixo as 5 ferramentas de gestão para turbinar o seu negócio  indispensáveis para você  se estabelecer com êxito no mercado!  Veja:

1) Ferramenta de gestão de comunicação:

O segredo para o sucesso de qualquer equipe é a comunicação, principalmente quando há distância física envolvida. Por sorte, a era digital nos proporcionou muitas maneiras de nos comunicar e otimizar fluxos de trabalho com apenas alguns cliques.

Trabalhar remotamente não significa dizer adeus à estrutura de trabalho normal – só é algo que requer um pouco mais de empenho e coordenação.

Existem inúmeras formas de facilitar a comunicação dentro da empresa, mas Assim como o corpo humano, uma empresa é formada por subdivisões, com funções diferentes, mas que precisam estar interligadas para garantir um bom funcionamento.

Imagine só: como a equipe de marketing irá definir suas estratégias sem saber dos resultados obtidos pelo setor de vendas? Ou como os recursos humanos irão auxiliar na gestão de pessoas sem saber da produtividade de cada funcionário?

A verdade é que é quase impossível enumerar todas as atividades e processos de uma empresa que demandam uma boa comunicação interna. E, justamente para auxiliar nessas necessidades, lembrando que:fazer a  gestão para turbinar seu negócio sempre poderá contar com ferramentas de comunicação empresarial capazes de facilitar o cotidiano de seus negócios. elas podem ser decisivas na melhora da produtividade da organização, veja:

1.a.- Drives Compartilhados

Criar arquivos com dados relevantes, mas não conseguir compartilhar essas informações de maneira prática e ágil, pode ser muito prejudicial. A ideia hoje é usarmos dados baseados na nuvem, há a garantia de que esses dados não serão perdidos e podem ser acessados de qualquer lugar.

1.b.- Softwares para chamadas de áudio e vídeo

Às vezes, algumas atividades demandam uma comunicação “ao vivo”, seja por voz (como em telefonemas) ou “cara a cara” com quem se conversa mas esse contato mais direto parece difícil mas não é!

A transformação digital veio para que essas barreiras já não existam mais.

Negociações, reuniões, entrevistas iniciais com candidatos, conversar com clientes, fornecedores e diversas outras formas de se comunicar estão muito mais fáceis de se colocar em prática.Para isso, podemos optar por ferramentas que estão disponíveis para computadores, smartphones e tablets, como: Skype (https://www.skype.com/pt)  e Hangouts (https://support.google.com/hangouts) , ambos, oferecem funções de comunicação gratuita por vídeo, áudio e textos com os seus contatos.

2) Ferramenta de gestão de tempo:

Você quer saber quando de fato ficará pronto aquele projeto em que a equipe está trabalhando? O runrun.it  (https://runrun.it/pt-BR) mostrará prontamente a real previsão de prazo, quem está mais adiantado nas tarefas, quem está sobrecarregado, etc.

A ferramenta gerencia o fluxo das tarefas, priorizando e organizando por projetos e clientes. Cada uma das tarefas possui um timeline específico, disponível e acessível a todas as pessoas vinculadas ao projeto.

Essa ferramenta de gestão de tempo trabalha no sistema de SaaS (software como um serviço, na sigla em inglês). Isso significa que o usuário pode fazer a instalação e acessar o programa pela Web, a um custo mensal que depende do número de usuários na empresa (10, 20, 50 ou 100) e também da necessidade de capacidade de armazenamento. Para até cinco usuários, o runrun.it é gratuito.

O funcionamento é simples. Basta que o gestor do projeto cadastre a empresa ou o setor dentro da empresa, adicione os colaboradores e defina de quem será a liderança dos projetos, ou seja, estabeleça de quem se pode ou não receber incumbências. Como dissemos, a partir daí, será apenas cadastrar os projetos e respectivas tarefas e o prazo final. As prioridades serão estabelecidas pela ferramenta.

3)Ferramenta de gestão de documentos:

A ferramenta Arquivei (http://arquivei.com.br) é especializada no processamento automático de documentos fiscais e tem sido a primeira escolha de profissionais contábeis de inúmeras empresas. Ela possibilita efetuar consulta, download e armazenamento diretamente das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de diversas cidades. Isso representa segurança fiscal para a empresa clientes e otimiza o trabalho do escritório de contabilidade.

Entre milhares de documentos fiscais (XMLs de NFe, NFCe, NFSe, CTe e até SAT-CFe) com os quais os contadores lidam diariamente, a plataforma da Arquivei permite a automatização da importação de XMLs, além de buscas, relatórios avançados, manifestação de destinatário, etc. Tudo isso facilita o dia a dia do processamento fiscal no escritório, bem como o fechamento de mês, controle fiscal e confronto de Sped. Sem falar na segurança da informação e na disponibilidade dos dados armazenados.

4) Ferramenta de gestão de planejamento:

O Sebrae/Minas Gerais desenvolveu e disponibiliza de forma totalmente gratuita a ferramenta Plano de Negócio 3.0 capaz de demonstrar a viabilidade de um negócio a partir da estratégia de mercado, das operações e da gestão financeira. Com essa ferramenta, o empreendedor pode enxergar, com maior clareza, o que é e o que pretende que a sua empresa seja.

De acordo com a instituição, o Plano de Negócio está pronto para auxiliar a:

1) Organizar as ideias para iniciar um novo empreendimento;

2) Orientar a expansão de empresas já em atividade;

3) Apoiar a gestão do negócio, tanto em números como estratégias;

4) Facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;

5) Captar recursos financeiros, humanos ou mesmo parcerias de negócio.

5) Ferramenta de gestão da concorrência:

Criada por Michael Porter e publicada pela Harvard Business Review em 1979, a ferramenta de gestão Cinco Forças de Porter (https://www.siteware.com.br/metodologias/analise-das-5-forcas-de-porter/) é um clássico da administração e objetiva manter equilibradas as chamadas “cinco forças competitivas”, para preservar o sucesso da empresa no mercado. Para o especialista, qualquer uma dessas forças pode afetar a capacidade de concorrência empresarial e, portanto, o seu lucro.

As Cinco Forças de Porter podem ser resumidas da seguinte forma:

1) Rivalidade entre os concorrentes;

2) Poder de negociação dos clientes;

3) Poder de negociação dos fornecedores;

4) Ameaça de entrada de novos concorrentes; e

5) Ameaça de produtos substitutos. A recomendação de Porter é a de se refletir sistematicamente sobre cada um desses pilares e buscar neutralizadores em tempo hábil é importante compreender que as coisas não irão acontecer de um dia para o outro. Portanto, para obter êxito no mercado, controle a ansiedade, mantenha a vontade de crescer e a capacidade de inovar.

Para abrir a sua empresa e ser um empreendedor de sucesso, um verdadeiro líder, ouse, pense grande, não tenha medo de se arriscar e encarar os desafios que estão por vir. Lembre-se que inovação, planejamento e foco e fazer a gestão para turbinar seu negócio todos os dias serão os  diferenciais que vão consagrar sua empresa  entre a concorrência deixando ela competitiva no mercado!

Então coloque essas ideias de gestão em prática. Você perceberá que empreender é um aprendizado diário e a experiência te levará à concretização dos seus objetivos e sonhos e, consequentemente, ao sucesso da sua empresa!



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *